Ilustração Científica

A Ilustração Científica é uma ferramenta de grande valor que auxilia o pesquisador na identificação e caracterização do objeto de estudo, reforçando os caracteres diagnósticos mais importantes.


O ensino de Ilustração Científica fundamenta-se no aprendizado da linguagem pictórica, através da qual, o domínio de sua gramática e sintaxe são elementos usados para o emprego eficaz da representação gráfica de qualquer trabalho visual. Além disso, a Ilustração Científica é associada ao desenvolvimento de projetos científicos das mais variadas áreas e permite ao graduado, ao professor e a cidadãos das mais diversas formações acadêmicas, mais esta linha de atuação, ampliando o leque de trabalho para vários profissionais e podendo ser aprendida a partir de princípios e bases técnicas como qualquer outra linguagem

A Ilustração Científica, não tem o devido espaço na grade curricular dos cursos de graduação no Brasil. Poucas são as universidades que oferecem cursos de ilustração, sendo estes, em geral, restritos ao público pós-graduando. Com o encerramento da atividade de diversos profissionais de ilustração de vários institutos de pesquisa, esta importante atividade vem perdendo profissionais. Sendo assim, foi realizado em 2019 o 1º Curso de Ilustração Científica da UFABC, voltado tanto para alunos de graduação como para professores da rede básica de ensino e moradores da região do ABC com interesse em artes plásticas. Com boa participação da comunidade, o curso ministrado pelo ilustrador Paulo Presti (IB-USP) apresentou aos alunos as técnicas básicas empregadas na Ilustração Científica, com aulas teóricas e práticas. Ao final do curso foi realizada uma exposição dos trabalhos desenvolvidos a toda a comunidade da UFABC.

A partir deste movimento, foi criado um perfil no Instagram (@ilustraufabc) para a divulgação de obras de ilustração realizadas pelos membros da comunidade acadêmica e por todos os interessados neste tipo de arte, visando também o desenvolvimento de um núcleo artístico dentro da Universidade. Se interessou pela ilustração científica? Quer saber mais ou mesmo, aprender essa importante técnica? Visite o perfil no Instagram e entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.