Quem somos nós?

 

Quem somos nós?

O Herbário Sinningia, da Universidade Federal do ABC (HUFABC), iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2014, sendo o primeiro Herbário da região do ABC Paulista. O HUFABC está cadastrado na Rede Brasileira de Herbários da Sociedade Botânica do Brasil (acesse aqui), no Index Herbariorum (acesse aqui) e ao INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (acesse aqui). Desta forma, o HUFABC está conectado com os demais herbários do mundo, o que facilita a comunicação e trocas, favorecendo a ampliação do conhecimento botânico. 

O HUFABC está vinculado administrativamente à Pró-Reitoria de Pesquisa da UFABC e localizado no Bloco Delta do Câmpus São Bernardo do Campo. O acervo da coleção conta com aproximadamente 2.500 exsicatas proveniente de diferentes regiões do Brasil e do exterior, sendo que a coleção está em constante informatização e digitalização, estando disponível onLine integralmente graças a parcerias formada com o INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, o Sistema de Informação SpeciesLink, com apoio do Programa REFLORA, que disponibilizou uma plataforma fotográfica itinerante no estado de São Paulo, com apoio do Sistema Brasileiro sobre a Biodiversidade Brasileira-SiBBr. Atualmente o herbário conta com três tipos, todos pertencentes à família Gesneriaceae. Você pode conhecer a nossa coleção online acessando aqui.

Previous
Next

O que nós fazemos?

A rotina do herbário inclui várias etapas desde o recebimento e identificação das amostras, secagem e montagem de exsicatas, passando pela informatização com confecção de etiquetas com códigos de barra e digitalização das exsicatas prontas. Dessa forma, garantimos a disponibilização online da coleção para consulta remota por especialistas e botânicos do mundo. O Herbário HUFABC atende às demandas de alunos e professores de Graduação e Pós-Graduação da UFABC e de outras instituições nacionais e estrangeiras, tanto de ensino como empresas (acesse aba de serviços).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.